Drogas: um caso sério

O termo droga teve origem na palavra droog (holandês antigo) que significa folha seca , isto porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais. 
Atualmente, a medicina define droga como sendo: 
qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças
fisiológicas ou de comportamento.

 



Um caso sério e a ser tratado com muito tato. As drogas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. São amigos, são parentes, estamos rodeados de usuários de drogas. Não os chamemos de drogados. Este termo é algo pejorativo e até ofensivo. Chamemos todos de viciados em drogas. 

Quais os motivos que levam um jovem a se viciar em drogas? Muitos? Sim. Existem muitas causas para que uma pessoa se envolva com drogas. Mas nada é justificável. As pessoas encontram nas drogas o refúgio para seus problemas e por isso acabam com suas vidas sem ao menos se darem conta de que os problemas são feitos para serem resolvidos e não esquecidos com saídas sem fim. 

É muito triste ver amigos se perderem neste mundo. Ou perder o mundo para as drogas. E o pior é que droga não é coisa fácil de se abolir. Nem se pode lutar contra este mal. Por que? Simplesmente porque drogas movimentam dinheiro, muito grana mesmo. E infelizmente o ser humano se tornou escravo deste bem. As pessoas não se preocupam que vidas estão sendo perdidas, que muitos estão morrendo, por overdose ou homicídios. E o comércio de drogas cresce cada vez mais. 

Alguns países da Europa permitem o uso de drogas como se fosse coisa natural. Os jovens se drogam à luz do dia, no meio da rua, para quem quiser ver. E acham isso correto. E é correto? No Brasil o uso de drogas é camuflado. Ninguém fuma assim tão descaradamente. Mas temos muitos se perdendo desta forma.

Os que fumam maconha acham que por ser uma erva é coisa natural. Não faz mal. É mais natural que o cigarro, a nicotina. Poxa, é erva né? 

Será que ninguém se dá conta de que esta comparação é infeliz? Desde quando o cigarro foi titulado como algo bom? E se a tal Marijuana fosse boa porque não seria liberada? Será que ninguém acorda para este caos em que vivemos?

Se os viciados em drogas, ou cada provável usuário, tivessem consciência do mal que todo e qualquer tipo de droga podem causar talvez tivessem menos problemas. Um problema a menos. Porque drogas podem dar uma sensação de bem estar na hora que se está alucinado. E depois, quando se volta ao normal? Por acaso os problemas anteriores se foram? Não! Eles apenas adquiriram um novo problema. 

Dizem que se não existisse quem venda, não existiriam os viciados. Mas, na verdade, precisamos que não haja quem compre, para que não haja o tráfico. A verdade é que os traficantes vivem na cola e induzem ao vício. Era bom se pudessemos contar com a consciência de cada um dos jovens, para que soubesse dar valor à própria vida e pudessem negar. 

Já pensou quantos problemas seriam resolvidos em nosso mundo? Quantas vidas seriam salvas? Quantas novas expectativas nasceriam? 

Imagine o mundo sem drogas... Imagine o mundo sem o tráfico... Imagine seus amigos sempre sorrindo sem precisarem de estímulos... Imagine os problemas sendo resolvidos por força de vontade...

Seriam os usuários de drogas covardes por não saberem resolver seus problemas? Seriam os traficantes covardes por aproveitarem-se da fraqueza dos outros para conquistar pequenas coisas do mundo material?

É um caso muito batido...mas não há ninguém com vontade de mudar. E comece por você. Quer perder sua vida? Quer perder amigos? Irmãos? Você não tem vontade de mudar estas coisas? 

Se ligue nos tipos de drogas psicotrópicas que são usadas de maneira abusiva: 

  • Depressores da Atividade do SNC: álcool, calmantes e sedativos, traqüilizantes ou ansiolíticos, solventes ou inalantes, opiáceos ou narcóticos, xaropes. 

  • Estimulantes da Atividade do SNC: tabaco, cocaína, crack, merla e anfetaminas.

  • Perturbadores da Atividade do SNC: maconha (THC), cogumelos e plantas alucinógenas, anti-colinérgicos, LSD-25 (ácido), êxtase (ecstasy).

  • Outras Drogas de Abuso: esteórides anabolizantes. 

Sem Drogas! Eu amo minha vida, e você?



Onna Roxane

 

 

 

Quanto tempo demora o tratamento para dependente de drogas

 

Indivíduos respondem ao progresso do tratamento da toxicodependência em diferentes velocidades, pelo que não há tempo de tratamento predeterminados.

No entanto, a prática tem demonstrado claramente que bons resultados dependem do tempo e da eficiência do tratamento adequado.

Geralmente para casos onde o tratamento é feito na própria residência do dependente a participação da família é essencial para a eficácia do tratamento. Este tipo de tratamento envolve uma série de orientações e disciplinaridade e mesmo assim, os resultados apontam para uma grande dificuldade de manutenção e de preparo da família para esse enfrentamento.

Tratamento ambulatorial, a participação de menos de 90 dias é de pouca ou nenhuma eficácia, e os tratamentos com duração significativamente mais frequentemente são mais indicados.

Para manutenção de metadona, 12 meses de tratamento é o mínimo, e alguns indivíduos opiáceo-dependentes continuarão a beneficiar de tratamento de metadona manutenção durante período de anos.

Muitas pessoas que entram em tratamento, abandonam o antes de receber todos os benefícios que o tratamento pode proporcionar.

Desfecho bem sucedido pode exigir mais do que um tratamento e algumas experiências de abstinência.

Muitas pessoas viciadas têm múltiplos episódios de internação e tratamento, muitas vezes com um impacto cumulativo.